Publicidade

A conquista da casa própria continua sendo um dos grandes objetivos da maioria dos brasileiros.

Porém, a crise econômica que o país vive pode ter dificultado um pouco essa tarefa e por isso não dá para deixar de saber tudo o que pode sobre

Publicidade

Embora possa ser a solução para seus problemas, provavelmente há muitas coisas que você não percebeu sobre esse popular programa desenvolvido pelo governo federal.

1. SÃO DIVERSAS MODALIDADES E VALORES

 

Publicidade

Provavelmente, uma das coisas que você não imaginou do Minha Casa Minha Vida é que o programa tem várias modalidades e valores.

A liberação do benefício é proporcional à renda mensal dos beneficiários e é essa classificação que acaba definindo o valor das parcelas a serem pagas.

Na faixa 1, por exemplo, entram famílias que ganham até 1.800 reais por mês.

Na faixa de 1,5, que muitas pessoas nem sabiam que existia, estão famílias que recebem até 2.600 por mês.

O grupo 2 é para famílias que ganham menos de R $ 3.600,00 mensais e o valor a ser financiado é analisado de acordo com o valor da renda.

Por fim, a faixa 3 é para famílias com renda de até R $ 6.500,00 mensais e essa modalidade permite a utilização de recursos do FGTS (Fundo de Garantia)

 

2. EXISTEM VÁRIAS TABELAS DE PAGAMENTO

 

Independentemente do posto em que o cidadão se enquadra, é possível pagar as taxas do programa Minha Casa Minha Vida de diferentes formas, com variações semelhantes às que ocorrem nos

Uma possibilidade é a utilização da Tabela SAC (Sistema de Amortização Crescente), que permite começar a pagar as parcelas com um valor maior e depois reduzir esse valor ao longo

Ele segue um padrão diferente e, nele, o beneficiário pode quitar sua dívida com parcelas que serão fixadas até o final do empréstimo.

3. HÁ LIMITE DO COMPROMETIMENTO DA RENDA

 

O governo estabelece um limite para o comprometimento de renda dos beneficiários, de modo que isso efetivamente reduz as chances de as pessoas não conseguirem cumprir seus pagamentos em dia.

Provavelmente, essa é mais uma das coisas que você não pensou no Minha Casa Minha Vida.

Para quem recebe entre 800 e 1200 por mês, o limite é de 30% da renda.

Para famílias com renda entre 1.600 e 1.800, a restrição chega a 30% do orçamento.

Para os restantes grupos, a fronteira representa 30% do rendimento familiar e existe a possibilidade de ter até 36 meses de seguro-desemprego para os despedidos.

 

4. CONTA COM INCIDÊNCIA DE JUROS

 

Muita gente pensa que o Minha Casa Minha Vida não tem juros.

Porém, de acordo com o novo regulamento que entrou em vigor este ano, este é apenas o caso dos participantes do nível 1.

O que acontece com o restante dos beneficiários é que a taxa é inferior à praticada no mercado.

As famílias do grupo 1,5 pagam 5% ao ano, enquanto aquelas de 2 a 7% ou 3 do programa pagam taxas de até 8,16% ao ano.

Quanto mais alta a renda, mais altos tendem a ser os juros.

A grande dúvida é estar em dia, uma vez que o atraso no pagamento traz graves consequências, como a perda definitiva do imóvel e / ou impedimentos para a realização

 

5. POSSUI ATENDIMENTO PERSONALIZADO

 

É muito comum as pessoas terem muitas dúvidas sobre o Minha Casa Minha Vida.

No entanto, a possibilidade de ter um atendimento especializado é outra das muitas vantagens do programa.

Existem vários lugares que são projetados especificamente para responder às perguntas das pessoas e explicar como o benefício funciona.

Existe ainda o Programa “Caixa de Olho na Qualidade”, que se torna uma espécie de canal para responder às dúvidas mais frequentes sobre o tema e que serve também como

forma de atendimento, registando problemas e dificuldades que os participantes que eles podem ter com suas propriedades ou benefícios.

 

6. EXISTE UM FUNDO GARANTIDOR

 

Uma das coisas que você talvez não tenha imaginado sobre o Minha Casa Minha Vida é que o Governo Federal instituiu um benefício para dar mais segurança aos participantes do programa.

É chamado Fundo Garantidor e, conforme o próprio nome diz, tem por destino garantir maior confiança no pagamento dos valores.

É uma opção muito importante, principalmente em tempos como os de hoje, onde eventualmente ocorrem variações na economia e o número de demissões dispara.

 

7. FORNECE DESEMPENHO FINANCEIRO GARANTIDO

 

Por fim, outra coisa que você talvez não saiba sobre o Minha Casa Minha Vida é que é a oportunidade que você queria de gerar patrimônio para sua família e ter retorno financeiro garantido. A compra de um imóvel cria um verdadeiro refúgio seguro para suas economias e proporciona dias mais calmos por anos ou mesmo décadas.

 

É fundamental entender que casas e apartamentos quase sempre são valorizados e, com as facilidades oferecidas pelo programa, você não pode perder esta oportunidade. São condições incríveis que permitem que você se torne proprietário com taxas de juros muito baixas e com taxas que cabem efetivamente no bolso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *