O PIS Pasep é um direito de todo trabalhador brasileiro, e o mais procurado após o benefício é o abono salarial, já que ajuda o trabalhador que tem carteira assinada e que faz parte e cai sob os termos do PIS. Logo abaixo falaremos mais sobre esse benefício, confira.
PIS Pasep nada mais é que as contribuições sociais que são coletadas pelas empresas, essas contribuições são transformadas em benefícios para trabalhadores de ambos os setores privados e setores públicos.
Muitas pessoas acham que são iguais, mas PIS e PASEP são diferentes, o primeiro significa Programa de Integração Social, e a sigla da segunda traduz-se em um Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
O PIS e PASEP são programas diferentes, mas que funcionam de formas semelhantes. O PIS trabalha para funcionários do setor privado, já o PASEP trabalha para funcionários do setor público. O PIS é operado pela Caixa Econômica Federal e pelo PASEP pelo Banco do Brasil.
Quem tem direito ao PIS/Pasep
Todos os trabalhadores que assinaram o portfólio são automaticamente cadastrados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). As contribuições são feitas no Banco do Brasil aos servidores públicos incluídos pelo PASEP, e na Caixa Econômica Federal para aqueles que contribuem para o PIS.
O governo a cada ano, através de programas, distribui partes do fundo aos trabalhadores sob a forma de subsídios salariais. As pessoas que têm direito a saques a partir de atribuições do PIS ou PASEP devem estar dentro dos seguintes requisitos:
- Receber menos de dois salários mínimos;
- Ter carteira assinada por pelo menos cinco anos;
- Ter registrado no correio por pelo menos trinta dias consecutivos;
- Você deve ser informado no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).
Como consultar o PIS/Pasep 2023
De acordo com o governo, todos que possuem dinheiro no fundo PIS e Pasep poderão receber os recursos, mas a data de início da liberação. Até o momento eu só conseguia embolar todo o dinheiro do fundo o trabalhador que estava dentro de alguns requisitos, como ter mais de 60 ou aposentado.
Os indivíduos com direito ao fundo PIS e Pasep são aqueles que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 e ainda não sacaram os recursos. Confira agora como saber se você tem algum saldo a receber:
No caso de funcionários você pode fazer a consulta das seguintes formas:
- No site do Banco do Brasil, em que é necessário informar apenas o número de registro no Pasep, a data de nascimento e o CPF;
- Por meio dos telefones: 4004 0001 (para as capitais) e 0800 729 0001 (para os demais locais), é necessário estar com o CPF e o número de registro do Pasep na mão e informar a data de nascimento;
- A última forma é fazer o upload para uma agência do Banco do Brasil com um documento de identidade que tenha RG, CPF e foto.
Agora, no caso de funcionários de empresas privadas, eles podem realizar a consulta das seguintes formas:
- Através do site oficial da Caixa, onde é necessário informar o CPF ou o PIS/NIS/NIT e a senha da Internet, se ele já está registrado;
- Também pode ser consultado pelo aplicativo Caixa Caixa, que está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store. Ao entrar no aplicativo você só pode clicar em “PIS Quotes Informações” e colocar o seu CPF ou NIS, data de nascimento e senha para a internet;
- Você também pode consultar em autoatendimento com o cartão de cidadão, ou no Internet Banking nos serviços de opção ao cidadão, se for abundante na Caixa.
Quando devo receber
Para ter acesso ao PIS é importante fazer a consulta antes da internet Confira se você tem mesmo saldo.
A consulta do PIS e do Pasep é muito fácil de atender e não leva muito tempo. Para isso é só seguir os passos que mostramos no topo, como será possível ver a alocação de salário de forma bastante rápida.
E assim como o equilíbrio é possível ver quando você deve receber o dinheiro, tudo isso pela internet, através do calendário.
Calendário do PIS/Pasep 2023
Confira no calendário PIS e Pasep 2022/2023. Saiba quando você irá recebê-lo de acordo com o seu mês de nascimento. Os dados foram retirados do site da Caixa Econômica Federal.
O valor do abono salarial consiste no máximo de um salário mínimo, em que os indivíduos são pagos de acordo com o calendário anual definido pela CODEFAULT aos trabalhadores que estão em conformidade com os requisitos estabelecidos na Lei.
